Aconselhamento matrimonial: como convencer o parceiro a fazer terapia de casal?


Se o seu casamento estiver a passar por uma fase difícil, talvez já tenha ponderado fazer terapia de casal ou aconselhamento matrimonial. Mas como convencer o seu parceiro a fazer terapia de casal?


Não convence. Não se pode obrigar ninguém a fazer terapia. É preciso que ambos os membros do casal estejam dispostos a estar nas sessões de terapia e que trabalhem em conjunto para salvar a relação.


No entanto, a forma como aborda este tema pode mudar. Não diga ao seu parceiro “temos de fazer terapia”. Tente conversar, e pensar em formas de ultrapassar os conflitos que estão a viver.


A ideia de fazer terapia não deve gerar mais brigas ou tensão entre vocês. Se não estão dispostos a fazer terapia em conjunto, podem começar por fazer terapia individual com um psicólogo.


A terapia individual vai ajudar cada um de vocês a perceber porque tem determinadas reacções, porque se sente frustrado/ ansioso/ deprimido/ etc e permite-vos lidar com sentimentos negativos que podem estar a influenciar a relação negativamente.


Se acha que a terapia de casal pode ser uma ajuda para vocês, também pode tentar desconstruir os tabus que impedem o seu parceiro de querer participar:


  • por exemplo, se o seu parceiro diz “não vou deixar um desconhecido interferir na nossa relação”, explique o terapeuta vai fazer o papel de mediador e que não vai “mandar na relação” – quem manda são os dois.
  • se o seu parceiro tem vergonha de expôr a vossa vida íntima a um terapeuta, explique que provavelmente isso é um reflexo de outros problemas. E faz parte da profissão ouvir o testemunho dos casais!
  • se acha que a terapia não vai ajudar, explique é importante para si e que podem tentar, pelo menos. Também pode procurar estudos e estatísticas que demonstrem a eficácia da terapia.
  • se o seu parceiro já não acredita na relação e acha que já não há motivos para fazer terapia, não se iluda. Provavelmente nunca estará disponível para fazer terapia! Procure ajuda para cuidar de si e seguir em frente.


This entry was posted on 14:23 and is filed under , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: