Uma crise emocional trata-se de um desgaste psicológico extremo, que afecta qualquer pessoa quando o stress do dia a dia se torna demasiado esmagador. Todos nós temos os nossos limites e, quando os ultrapassamos, isso tem consequências tanto para a nossa saúde mental, como para a nossa saúde física.

Sintomas

Frequentemente, uma crise emocional vem acompanhada de sintomas físicos como refluxo, úlceras, gastrite, náuseas, dificuldade em concentra-se, confusão mental, ritmo cardíaco acelerado e dificuldade em respirar. A nível mental, pode notar mudanças repentinas de humor, ataques de raiva, depressão, ansiedade, fobias e alterações no sono, entre outras.

Causas

Há muitos factores que podem desencadear uma crise emocional. Entre as mais comuns estão o stress no trabalho, uma situação de violência ou assédio, problemas financeiros, perda de um ente querido, um divórcio e a toxicodependência. A crise emocional é uma reacção do corpo a sofrimento psicológico intenso.

Tratamento

Se reconhecer os sintomas de uma crise emocional, deve procurar a ajuda de um psicólogo. Um psicoterapeuta pode ajudar a perceber o que despoletou a crise e como ligar com os “gatilhos” que elevam a tensão e o stress no dia a dia. Clique aqui para encontrar consultas de psicologia no Porto e consultas de psicologia em Lisboa.

Em combinação com a psicoterapia, pode aprender técnicas de respiração para lidar com uma crise aguda no dia a dia. Também é recomendável fazer exercício físico para reduzir os níveis de stress e ansiedade, já que o exercício aumenta o nivel de endorfina e serotonina (“a hormona da felicidade”) no corpo.

Se está a passar por uma crise emocional, lembre-se que não é uma doença. É uma reacção do seu corpo ao stress. Tal como põe protector solar nas horas de maior calor, aqui também tem de desenvolver os seus mecanismos de defesa.


This entry was posted on 15:59 and is filed under , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: