Mudar a cor do cabelo é uma das formas mais simples de mudar de visual. No entanto, escolher a tonalidade certa e evitar danos aos fios é essencial para alcançar o resultado que procura sem ficar com um cabelo seco e sem vida. Neste artigo, vamos explorar dicas de coloração de cabelo para escolher a cor certa sem danificar o seu cabelo!


1. Consulte um cabeleireiro


Antes de escolher a cor para pintar o seu cabelo, é recomendável falar com um cabeleireiro profissional. Um especialista pode avaliar o estado actual dos seus fios, discutir as suas preferências de cor e sugerir as melhores opções para o seu tipo de cabelo e tom de pele. Se quer pintar o seu cabelo numa cor “fantasia” (verde, azul, rosa, vermelho), que são tendência, então é mesmo imprescindível falar com um colorista.


2. Identifique a sua cor base


Quer vá a um cabeleireiro, quer pinte em casa, precisa de identificar a sua cor base. Olhe para a tabela de cores e escolha o preto, o castanho, o ruivo ou o loiro mais próximo da sua cor natural. Se a cor que quer pintar for só dois tons mais claros, menos oxidante precisa de usar. Por outro lado, se quer pintar cores que estão a quatro ou mais tons “distância”, pode até ter que fazer a descoloração duas vezes, o que danifica o cabelo.

3. Conheça o subtom da sua pele


Saber qual é o subtom da sua pele também é crucial para escolher a tonalidade que melhor complementa o seu rosto. Algumas pessoas têm um subtom quente, enquanto outras têm um subtom frio. Os tons quentes combinam com tons acobreados e avermelhados, enquanto os frios harmonizam melhor com cores fantasia como o cinza ou o violeta. Se está mesmo na dúvida, o melhor é pedir uma análise de coloração pessoal.

4. Considere a manutenção


Antes de dar o passo final e escolher uma cor, fale com o seu cabeleireiro sobre o que deve contar a nível de manutenção. Algumas tonalidades exigem retoques frequentes (cada duas semanas, por exemplo) para manter o brilho e a intensidade da cor, enquanto outras oferecem uma aparência mais natural durante o crescimento das raízes (normalmente, as que são mais próximas do seu tom natural). Se não tem paciência para retocar a cor com frequência, tenha isso em conta.

5. Faça o teste de mecha


Mesmo que tenha encontrado a tonalidade desejada, é fundamental fazer o teste de mecha antes de aplicar a tinta em todo o cabelo. Esse teste permite avaliar como é que os seus cabelos reagem ao produto, evitando possíveis alergias e danos mais graves. Isto é especialmente importante se comprou a tinta num supermercado ou se está a pintar em casa.

Dicas extra para evitar danificar o cabelo pintado

  • Utilize produtos de qualidade: a qualidade dos produtos de coloração faz toda a diferença no resultado final e na saúde dos seus fios. Opte por tintas de cabelo de marcas reconhecidas (as que encontra nos cabeleireiros!) e que sejam adequadas ao seu tipo de cabelo. Os produtos de baixa qualidade podem danificar os fios, que ficam mais secos e quebradiços.
  • Hidrate o cabelo regularmente: se tem o cabelo pintado, é importante hidratar o cabelo com regularidade. Use máscaras capilares nutritivas e óleos para manter a hidratação e a saúde dos cabelos pelo menos uma vez por semana (pode fazê-lo em casa).
  • Evite o uso excessivo de calor: o calor excessivo pode danificar o cabelo, especialmente após a coloração. Por isso, evite usar o babyliss ou a pranca para alisar o cabelo. Sempre que secar o cabelo com secador, aplique um protector térmico. Aliás, até deve ter cuidado com o sol e os raios UV!
  • Não lave os cabelos diariamente: lavar os cabelos diariamente pode eliminar os óleos naturais que protegem os fios, resultando em cabelos desidratados e desbotados, que começam a perder a cor. Tente espaçar as lavagens e utilize produtos específicos para cabelos coloridos.

Se seguir estas dicas, estará mais preparada para escolher a tonalidade certa de coloração de cabelo e proteger os seus fios contra danos. Depois, para a pintura durar o máximo de tempo possível, lembre-se sempre de cuidar bem dos seus cabelos. Com os devidos cuidados, poderá exibir um cabelo lindo, saudável e cheio de vida. Caso não saiba bem onde ir, ou se é uma ocasião especial, procure cabeleireiros de confiança, por exemplo cabeleireiros em Gaia, através da Fixando.


This entry was posted on 03:25 and is filed under , , , , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: