Uma crise emocional trata-se de um desgaste psicológico extremo, que afecta qualquer pessoa quando o stress do dia a dia se torna demasiado esmagador. Todos nós temos os nossos limites e, quando os ultrapassamos, isso tem consequências tanto para a nossa saúde mental, como para a nossa saúde física.
Sintomas
Frequentemente, uma crise emocional vem acompanhada de sintomas físicos como refluxo, úlceras, gastrite, náuseas, dificuldade em concentra-se, confusão mental, ritmo cardíaco acelerado e dificuldade em respirar. A nível mental, pode notar mudanças repentinas de humor, ataques de raiva, depressão, ansiedade, fobias e alterações no sono, entre outras.Causas
Há muitos factores que podem desencadear uma crise emocional. Entre as mais comuns estão o stress no trabalho, uma situação de violência ou assédio, problemas financeiros, perda de um ente querido, um divórcio e a toxicodependência. A crise emocional é uma reacção do corpo a sofrimento psicológico intenso.Tratamento
Se reconhecer os sintomas de uma crise emocional, deve procurar a ajuda de um psicólogo. Um psicoterapeuta pode ajudar a perceber o que despoletou a crise e como ligar com os “gatilhos” que elevam a tensão e o stress no dia a dia. Clique aqui para encontrar consultas de psicologia no Porto e consultas de psicologia em Lisboa.Em combinação com a psicoterapia, pode aprender técnicas de respiração para lidar com uma crise aguda no dia a dia. Também é recomendável fazer exercício físico para reduzir os níveis de stress e ansiedade, já que o exercício aumenta o nivel de endorfina e serotonina (“a hormona da felicidade”) no corpo.
Se está a passar por uma crise emocional, lembre-se que não é uma doença. É uma reacção do seu corpo ao stress. Tal como põe protector solar nas horas de maior calor, aqui também tem de desenvolver os seus mecanismos de defesa.
0 comentários: